Histórico (Editado por Flávia Belo)
Aos seis dias do mês de setembro do ano de mil novecentos e setenta e oito, às dez horas e trinta minutos, à Avenida Brasil, nº 560, Fazenda Piranema, Xerém, Duque de Caxias, quarto distrito, foi inaugurada a Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, em ato solene que contou com a presença do prefeito do Município de Duque de Caxias, Coronel Renato Moreira Fonseca, o Secretário de Educação, professor Stélio José da Silva, a Chefe da divisão de ensino fundamental, professora Regina Célia Loureiro Sandin, de autoridades e membros do magistério público e particular e de membros da comunidade.
A história de nosso estabelecimento inicia-se na parte externa coberta do armazém de dona Odete, próximo ao prédio atual, atendendo ao 1º segmento do Ensino Fundamental, ficando instalada neste local de fevereiro de mil novecentos e setenta e oito até setembro do mesmo ano, com o nome de Escola Municipal Piranema, quando foi inaugurado o prédio onde se encontra nossa unidade até os dias atuais.
O nome de nossa escola foi uma homenagem do prefeito Renato Moreira Fonseca ao Terceiro Sargento do Corpo de Fuzileiros Navais João Délio dos Santos, o qual veio a falecer durante uma fatalidade. De 24 de novembro a 20 de dezembro de 1966, o Batalhão tomou parte em um grupamento de embarque, realizando uma ação anfíbia na área do 3º DN, apoiando o Grupamento do Nordeste sob o comando do CC(FN) Wagner Wolney Magalhães e fornecendo um Pelotão Pioneiros, sob o comando do Segundo-Tenente(FN) Edson da Silva Nunes Filho, denominada Operação Graviola. O transporte da tropa foi efetuado pelo “Navio-Transporte Soares Dutra”. Durante o exercício, no dia seis de dezembro, às cinco horas, quando do início do movimento do navio para terra, uma EDVP afundou na região do Cabo-Recife. Nove fuzileiros morreram na Operação Graviola. Pela primeira vez, a história do Corpo de Fuzileiros Navais registrou uma fatalidade em exercício de desembarque. O militar ingressou no corpo de Fuzileiros Navais em novembro de 1958. Na especialidade de Engenharia de Campanha foi promovido a 3º Sargento em maio de 1964. Era natural do estado de Sergipe, onde nasceu no dia 28 de março de 1940, filho de Daniel Paulo dos Santos e Júlia Lima dos Santos. Era casado e tinha um filho.
Construído o prédio, este era constituído de duas salas de aula, dois banheiros, uma pequena secretaria, uma pequena cozinha e uma área coberta.
Os primeiros funcionários da unidade foram: Célia Maria Gomes de Oliveira ( diretora), Célia Maria Matolas ( (in memoriam) professora); Eliane de Oliveira Peixoto ( professora); Nilza Souza Moura ( professora); Maria Nazaré de Lima Prata ( Merendeira); Norma Lacerda Nascimento ( Professora);Marilza Oliveira Reis ((in memoriam) funcionária de apoio).
A primeira diretora da Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos foi a Professora Célia Maria Gomes de Oliveira que administrou esta unidade no período de 1978 a 1982. Do início de 1983 a abril do mesmo ano, o Professor Mário José de Carvalho se manteve à direção da mesma. De abril a julho, assumiu a direção da escola a Professora Lucy Alves da Silva. Em agosto de 1983 a 2002, a Professora Iracy de Carvalho de Oliveira assumiu a direção, deixando o cargo para se aposentar, quando a unidade escolar passou a ser dirigida pela Orientadora Educacional Raquel Gonçalves Albino Simões. No ano de 2015, aconteceu a primeira Consulta Pública de diretores escolares e dos membros do Conselho Escolar no município de Duque de Caxias. A Diretora Raquel Gonçalves Albino Simões foi escolhida e permaneceu até o início do ano de 2016. Em seu lugar, foi indicada pela Secretaria de Educação a Professora Carla Estevam de Oliveira.
No ano de 2017 ocorreu a segunda Consulta Pública para diretores escolares, em que foi escolhido o Professor Márcio de Almeida Wemelinger para o biênio de 2018/2019.