Em comparação a diversos colégios, este não é o pior de todos. A comunidade EIT deixa muito a desejar quando se trata de ensino de qualidade, compromisso e organização; além da estrutura ser melhor do que muitas escolas do DF, ela ainda precisa de reformas e ajustes na coordenação, organização e conservação desse patrimônio histórico (pichações feitas por alunos e manutenção do colégio como lavar banheiros, colocar papel, sabão o que muitas vezes é raro, infelizmente), porém houve recentemente, um mutirão de alunos (Representantes de turma e vices) que por sua vez se reuniram para fazer trabalhos como limpeza de locais esquecidos como a informática (que havia computadores novos, porém não havia professor então foi esquecida e muitos alunos nem sabiam que existia), instalação de portas caídas nos banheiros, limpeza de pichações dos banheiros, instalação de sabão e papel (que por incrível que pareça não tinha) limpeza da biblioteca e descarte de livros não usados (muitos ainda empacotados) como também sua limpeza e organização. Coisas que poderiam ser evitadas com a constante manutenção por parte do colégio. Quando se fala em questões como instalações para os alunos (Informática, refeitório, cantina, salas de aula, data-show, ar-condicionado e Tv?s), pode-se dizer que é uma boa estrutura por haver coisas novas e conservadas, além da troca de mesas em algumas salas (substituição das antigas carteiras de madeira sucateadas por conjuntos de mesa e cadeira branca e azul), instalação de ar-condicionado em todas as salas, Tv?s em algumas e instalação de datashow com caixa de som em algumas também, além da reforma de alguns espaços que antes precisavam, como a sala de arquivos (recentemente, que está sendo reformada) e a cantina que foi inaugurada no meio do ano letivo.
A escola possui mais ou menos 21 salas de aula, possuindo dois andares, sem acesso por elevador a cadeirantes, e rampas de difíceis acesso além de degraus para salas e quadras de esportes ou seja, não possui nenhum tipo de acesso a pessoas com deficiência. A escola possui um sistema de rede móvel (Wi-Fi) para funcionários e alunos que muitas vezes não funciona.
Em parte, o andar da coordenação (na entrada da escola onde ficam condenação, direção, orientação, sala dos professores) deixa a desejar por partes, pois cada um tem um dever e nem todos cumprem, sendo negligêntes com a comunidade (alguns resolvem coisas e te ajudam, outros não fazem nada, fazem pouco de você, como se não estivesse ali). É claro que educação pública no Brasil sempre deixará a desejar, mas minha avaliação com um ano de estudo nessa instituição é razoável.